quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Onde está o foco: No aluno e em suas operações mentais.
Qual é o papel do professor: observar o aluno, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.
Como se aprende: experimentando, vivenciando.
Como se introduz um novo conceito: para falar em multiplicação, por exemplo, o professor pode apresentar uma sequência de somas, até que o aluno chegue ao conceito da multiplicação. Nada de decorar tabuada. Ou, para apresentar formas geométricas, o professor dará aos alunos vários materiais, eles farão desenhos e observarão figuras até percebe- remo círculo, o quadrado, o triângulo, etc.
Quais são os reflexos na sala de aula: há menos interferência do professor, que respeita as fases do aluno e procura corresponder aos seus interesses. As salas têm mais objetos para manusear, mais material, como blocos lógicos, figuras, etc. As correções não acontecem de modo imediato, pois os erros são considerados parte do processo de aprendizagem.
Que tipo de indivíduo espera-se formar: pessoas com autonomia. Gente que interage com o meio, que tem ideias próprias e é capaz de criar, com uma visão particular do mundo.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)