segunda-feira, 30 de novembro de 2015

INCLUSÃO




                     Entende-se por Inclusão o ato ou efeito de incluir. O conceito de educação inclusiva ganhou maior notoriedade a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. No que diz respeito às escolas, a ideia é de que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular e para isto todo o sistema regular de ensino precisa ser revisto, de modo a atender as demandas individuais de todos os estudantes. O objetivo da inclusão demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma diferença ou necessidade especial. Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto, com igualdade de oportunidades para todos e respeito à diversidade humana e cultural. No entanto, a inclusão tem encontrado imensa dificuldade de avançar, especialmente devido a resistências por parte das escolas regulares, em se adaptarem de modo a conseguirem integrar as crianças com necessidades especiais, devido principalmente aos altos custos para se criar as condições adequadas. Além disto, alguns educadores resistem a este novo paradigma, que exige destes uma formação mais ampla e uma atuação profissional diferente da que têm experiência. Durante diversas etapas da história da educação, foram os educadores especiais que defenderam a integração de seus alunos em sistemas regulares, porém o movimento ganhou corpo quando a educação regular
passou a aceitar sua responsabilidade nesse processo, e iniciativas inclusivistas começaram a história da educação inclusiva ao redor do mundo.



Online EDUCA
www.cursosonlineeduca.com.br
 

Educação Especial Inclusiva

            

                                       A Educação Especial é o ramo da Educação, que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino. Nesta abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência não estão inclusas. A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.

Cursos Online EDUCA
www.cursosonlineeduca.com.br

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Gestão Educacional - Plano de Ação



























ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL







FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA FAEL
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD

 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL

 
RELATÓRIO FINAL
OBSERVAÇÃO DOS PROCESSOS DIVERSOS
DE GESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR



GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
GESTÃO DA EDUCAÇÃO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GESTÃO DA EDUCAÇÃO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

 

OLÍCIO SILVEIRA LOPES
130104024
 

PINHEIRO MACHADO – RS
11º PERÍODO/2015



INTRUDUÇÃO:

Gestão é a tomada de decisão, é organização, direção. No contexto educacional, se utiliza a expressão “gestão” quando se pensa na administração da educação. Corresponde ao conjunto de ações articuladas e normatizadas pelas políticas educacionais vigentes nas diferentes esferas de atuação: União, Estado e Município, que são determinantes para desenvolvimento de uma educação de qualidade. No sistema Federal de educação é gerenciado e mantido pela união.É sua responsabilidade do desenvolvimento da política educacional para todo o país. No sistema estadual de Educação são gerenciado e mantido pelo estado. Possui atribuição de viabilizar e assegurar a oferta do ensino fundamental; porém atendendo com prioridade o ensino médio. O sistema municipal de ensino está diretamente relacionado ao atendimento de educação infantil. Além da oferta prioritária do ensino fundamental. Gestão escolar também é promover oportunidades e facilitar os acessos em programas de capacitação e oficinas de aperfeiçoamento para todos os profissionais, inclusive envolvendo os pais nas atividades educacionais e sociais da escola.


1.    CARATERISTICA DA INSTITUIÇÃO:

1.1-       Escola Municipal de Ensino Fundamental Tânia Maria Silveira Cardoso:

Escola Tânia Cardoso, está situada na Rua Florentino Bueno nº 1000. O presente relatório contém registros do contexto gestão escolar de forma ampla no âmbito escolar e suas repartições usadas pelos alunos e funcionário da escola; A Escola Tânia Cardoso contém oito salas de aulas com dois turnos manhã e tarde, tem catorze professores, seis monitores e seis funcionários de serviços em geral, todos para atender cento e vinte cinco alunos, sendo distribuídos em dois berçários, três martenais, dois pré-um e dois pré-dois, alunos estes com idade de zero a cinco anos. A escola sala de secretária, sala de direção e coordenação, sala de vídeos e conto, dois espaço para atividade recreativa, sendo um coberto, possui também oito banheiros sendo dois adaptados para crianças especiais, sala para os professores e uma brinquedoteca equipada para atender todos os alunos. Todo planejamento foi feito para que a criança se sinta acolhida e em condições de assumir o domínio das próprias tarefas e das atividades proposta, contribuindo para a sua formação.

1.2-       Escola Dois de Maio Anos Iniciais Anos Finais:
A Escola Dois de Maio, situada na Rua Protásio Alves nº 172, O presente relatório contém registros do contexto gestão escolar de forma ampla no âmbito escolar e suas repartições usadas pelos alunos e funcionário da escola. A Escola Dois de Maio contém oito salas de aulas usadas pelos alunos do turno da tarde dos anos iniciais: São catorze professores, seis monitores e seis funcionários de serviços em geral, todos para atender cento e vinte cinco alunos, sendo distribuídos em Pré e primeiro ano, segundo ano, terceiro ano, quarto ano e quinto anos do ensino fundamental, alunos estes com idade de cinco a treze anos. O turno da manhã anos finais: São onze professores e dois monitores e quatro funcionários de serviços em geral, para atende rnoventa e um alunos, sendo distribuídos em sexto ano, sétimo ano, oitavo ano e nono anos do ensino fundamental, alunos estes  com idade de dose a quinze anos.A escola tem sala de secretária, sala de direção e coordenações, sala dos professores, sala de vídeos e conto, sala para reforço (mais educação), possui dois espaço para atividade recreativa, sendo um ginásio coberto, possui também seis banheiros, sendo um adaptado para crianças especiais, e duas brinquedotecas equipadas para atender todos os alunos dos anos iniciais e anos finais, do ensino fundamental. Todo o planejamento foi criado para que os alunos se sintam acolhidos e em condições de assumir o domínio das próprias tarefas e das atividades proposta, contribuindo para a sua formação.

1.3-       Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
            A Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira, está situada na zona urbana e o seu objetivo de educar. Quanto á estrutura física a escola apresenta um bom estado de conservação, possui no turno da noite dez professores para a gestão escolar e sala de aula, sendo três turmas,  primeiro ano do segundo grau, segundo ano do segundo grau, terceiro ano do segundo grau e seis funcionário de cozinha e limpeza, todos ele para atender a modalidade EJA, sua parte física é composta por oito salas de aula, uma biblioteca, dois banheiros para alunos, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de professores, cozinha e dispensa, refeitório que serve também como salão para atividades escores, secretária, sala de supervisão e direção, sala de recursos, dois banheiros para professores dividido em três pavilhões. Possui uma pracinha e uma quadra poliesportiva aberta, e uma grande área disponível para a construção de uma quadra coberta e ampliação das salas de aula. Possui rampas de acessibilidade para deficientes. A escola ao longo destes vinte oito anos, mesmo com suas dificuldades, tornou-se referências de qualidade de ensino no município, atendendo alunos de varias comunidades como: Vila Operária, Dario Lassance, Seival, Vila Residencial, São Simão, João Emílio e zona rural, totalizando trezentos e vinte seis alunos distribuídos em três turno de funcionamento; O EJA á noite e composto por cento e três alunos. A diretora tem em suas mãos grande responsabilidade, a supervisora atua em várias funções; auxiliando os professor e alunos, mas sempre desenvolvendo a supervisão coordenação essencial para o andamento de seu trabalho, para que a escola possa obter resultados positivos.


2.    O REGIME DA ESCOLA E SUA METODOLOGIA DA GESTÃO EDUCACIONAL:
2.1-       Escola Municipal de Ensino Fundamental Tânia Maria Silveira Cardoso:
O presente relatório contém registro do contexto escolar de forma ampla no âmbito escolar das repartições usadas pelos alunos funcionário da escola. No ano de 2010 com o parecer 351/2010 do conselho municipal de Educação que reorganizou as turmas de Educação Infantil, para berçários e Maternal baseado na LDB 9.394/94; mas a escola foi só inaugurada em dezembro de 2012 e suas atividades educacionais começarão no começo de ano 2013.
Esta Escola Tânia Cardoso situa-se na zona urbana do município, com uma clientela de níveis socioeconômicos de baixa e média renda. A educação de crianças de 0 a 5 anos é um período da educação infantil em que é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
-O plano de trabalho é elaborado pela direção, coordenação e professores da instituição.
- Desenvolvimentos físicos, mental, emocional, cívico-social e psicomotor;
- Aquisição de hábitos e atitudes básicas de higiene e nutrição;
- Utilização dos sentidos e dos pensamentos para descobrir, enriquecer e construir o seu conhecimento;
- Compreensão e questionamento das normas sociais vigentes no diferentes grupos em que estão inseridos.
Educação infantil é muito mais séria do que pensamos é o começo de uma longa caminhada que envolve simultaneamente o educar e o cuidar. A criança tem necessidade de carinho, atenção e segurança as quais elas não podem passar despercebidas.
O objetivo desta observação é mostrar os profissionais habilitados que atua na gestão da escola, gestão educacional, a organização, os projetos pedagógicos fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento de todos que de uma forma e outra são envolvidos nas atividades da escola.


2.2-       AS ATRIBUIÇÕES DA DIREÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA TÂNIA CARDOSO:
A diretora é responsável por toda a escola onde coordena e elabora, faz execução e avaliação do Regime Escolar e o Projeto Político pedagógico junto com a comunidade e o corpo docente e funcionário; a diretora apoia, orienta o andamento dos trabalhos nas classes da Educação Infantil, fazendo cumprir as leis determinadas pelos superiores deste Regimento; fazem-se representar nas solenidades da comunidade cívica, cultural e social; conserva em dia a escrituração escolar; Encaminha para a entidade mantedora os casos ocorridos com os membros do corpo de docentes e de funcionários que não cumprem com os seus deveres, conforme as legislações vigentes; também promove o bem relacionamento entre a escola, as famílias e a comunidade em geral; convocando e presidindo todos as reuniões do corpo docente e de funcionários que fazem todas as atividade da escola Municipal de Educação Infantil Professora Tânia Maria Silveira Cardoso; Zelando pela manutenção e conservação do Estabelecimento de Ensino, pois tudo ela  fica sabendo e resolve no ato, dentro das possibilidades e situação da gravidade do problema.



2.3-       AS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DA ESCOLA: ESCOLA TÂNIA CARDOSO:
A Coordenadora Cátia Cilene Oliveira Gonçalves é responsável pela coordenação a onde auxilia diretamente todos os professores e também os monitores; participa da elaboração do regime, Plano de Estudo e Calendário Escolar; promove o desenvolvimento dos interesses e do envolvimento de educadores nas ações pedagógicas; Estabelece e articula a integração vertical e horizontal de ações, garantindo, um conjunto continua do trabalho pedagógico; Acompanha e orienta os professores no processo pedagógicos; Aprova os planos dos professores; Coordena o trabalho didático pedagógico; Promove a atualização permanente dos métodos, técnicas e material didático adotado no ensino do município, garantindo um sentido de unidade ao trabalho em todo; Antecipa e controla o surgimento de dificuldade e de empecilhos ao desenvolvimento dos objetivos propostos. Procede encaminhamento de alunos a profissionais competentes, sempre que se fazerem necessários; também assessora e acompanha o professores responsável pela sala de recursos; Ela também atua em outras funções; mas sempre com atitude levando o essencial para o andamento e para que resultados positivos apareçam.


2.4-       AS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA DA ESCOLA: ESCOLA TÂNIA CARDOSO:
A secretária Tatiane Teixeira Ávila supervisiona todos os serviços da secretária do estabelecimento de Ensino de acordo com a orientação diretor e legislação vigente; faz que todos os assentamentos se mantém atualizados referentes ao corpo de docentes e os cadastro de alunos; Os prontuários são organizados e atualizados referentes ao ensino; Escriturar os livros, fichas e os demais documentos que se referem a vida escolar dos alunos; recebe e expedi correspondências classificando papéis a serem arquivados, protocola documentos, registros de entrada e de saída e movimentação; Distribui materiais a serem consumidos pelos serviços  de acordo com determinação dos superiores; Executa trabalhos de digitação relacionados com as atividade do setor em que atua.


2.5-       Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois de Maio Anos Iniciais e Anos Finais.
O presente relatório contém registro do contexto escolar de uma forma ampla no âmbito escolar das repartições usadas pelos alunos e funcionário da escola. No dia Dois de Maio do ano de 1960,tiveram inícios as atividades escolares; Sendo o funcionamento em endereço diferente de hoje, na estrada da rural, no CTG(Centro de Tradição Gaucha – Lila Alves) e depois de algum tempo mudou-se novamente para O Parque Rodoviário(Galpão) e em 1985 mudou-se definitivamente para o atual endereço; Durante esse tempo passou por grande reforma, tanto estrutural como documental;Como a criação e autorização de seu funcionamento em 1977, através do Decreto Municipal nº 1.190com o início do 1° a 5º Séries, portaria SEC – nº 14.446/1985 do 6º série, portaria  SEC nº 06.745-27/05/1987, das 7º e 8º séries e o Decreto Municipal nº 3.174/1999, alterando a portaria SEC nº 06.745/1987, autorização para o funcionamento da pré-escola se deu no ano de 1992, parecer DEFE n° 137- de 1992,  o seu estatuto aprovado em 27/05/1997 e seu Regime aprovado, conforme parecer CME nº 300 de 2008.

2.6-        Escola Dois de Maio Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental:
A diretora Elvira Maria Sousa é habilitada em magistério, ciências e pedagogia, pós graduação em comunicação e educação em interfaces, tem trinta e três anos de professora, conforme o que preconiza a lei e foi escolhido de acordo com a legislação vigente. É a pessoa que dirige, decide e controla as atividades administrativas e pedagógicas da escola.
Suas atribuições de diretora são de fazer cumprir as determinações superiores; Coordenar a elaboração, a execução e a avaliação do Plano Global, Projeto Político Pedagógico e Plano de Estudos;Participara de decisões do processo de desenvolvimento e melhoria do currículo; Dinamizar o fluxo de informação entre escola e outros órgãos;Representar a Escola, responsabilizando-se por sua organização e funcionamento perante os órgãos;Convoca e preside reuniões;Participar das comissões organizadas pelo círculo de pais e mestres;Indica os substitutos eventuais para coordenação dos serviços na falta do titular;Dar exercícios, na forma da lei, ao pessoal docente e administrativo;Promover o intercambio com outras escolas e com a comunidade;Decidir com o conselho de pais e mestre a aplicação dos recursos financeiros, assinando chegues, juntamente com o presidente e tesoureiro, para movimentar a conta bancaria da instituição;Tomar providências para aplicação de sansões prevista em lei e neste regimento;Aplicar medidas pedagógicas de caráter corretivo previstas neste regimento aos alunos;Estabelecer aliança com a comunidade, círculos de pais e mestre, associação de bairros e agentes de segurança publicas no sentido de manterá ordem e tranquilidade na escola.


2.7-         Escola Municipal Dois de Maio de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. 

A coordenação da escola é feita pela Professora Débora Tavares Palombo Alves, habilitada em Ciências Biológicas, Pós Graduação em Psicopedagoga e está cursando um novo Pós em coordenação pedagógica, tem quinze anos na função de professora,coordenam ás séries iniciais no turno da tarde e o Professor André Ricardo Ferraz, habilitado em Educação Física e Pós Graduação em Treinamento Esportivo na faculdade Postal Faculdade, tem vinte e sete anos na função de professor, foi indicado pela diretora para ser o coordenador dos anos finais.
Suas atribuições como coordenadores Pedagógicos são de acompanhar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, planejando, coordenando, assessorando as atividades curriculares, também Participar da elaboração, execução e avaliação do Plano Global, Projeto Político Pedagógico, Plano de Estudo e Calendário Escolar; visando á unidade de ação; elabora o plano de Ação do Serviço de Coordenação Pedagógica em consonância com o Plano Global da Escola; desenvolve suas atividades de forma coerente com a realidade de sua comunidade escolar e as orientações Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto;os procedimentos pedagógicos e verificação do rendimento escolar; realizar análise estatística global do rendimento escolar dos alunos, com base nas notas ou parecer descritivo fornecidos pelo serviço de secretária da escola; manter atualizada a documentação pertinente ao serviço; organizar, divulgar e manter atualizadas as  atividades referentes ao Calendário Escolar; estabelecer ações conjuntas com a direção e o serviço de Orientação Educacional, promover e participar da integração escola-família-comunidade, visando a melhoria do processo de aprendizagem; planejar, juntamente com os professores, a recuperação dos alunos; assessorar os professores em sua prática pedagógica; opinar na compra de equipamentos auxiliar de ensino e de livros para sala de leitura; orientar professores novos integrando-os no grupo; criar um clima psicológico favorável ao trabalho em equipe; integrar a coordenação geral dos Conselhos de Classe juntamente com a Direção e o Serviço de Orientação Educacional; analisar históricos escolares recebidos e quando necessário assessorar e determinar aos professores avaliações de classificação ou adaptação escolar a esses alunos recebidos; assessorar os professores na elaboração do Plano de Trabalho e aprová-los; assessorar e acompanhar os professores responsável pela Sala de Recursos e exercer outras atividades afins.

2.8-       Ensino Fundamental Dois de Maio Anos Iniciais e Anos Finais:
A auxiliar Administrativa de Escola Ana Paula Garcia Cardoso Oliveira desempenha a função de secretária de escola, atende tanto para o turno da manhã como o turno da tarde, sendo suas atribuições; Supervisionar os serviços de secretária de estabelecimento de ensino, de acordo com a orientação do diretor, manter atualizados os assentamentos referentes ao corpo docente,manter cadastro de alunos e escrituração escolar e do estabelecimento, organizar e manter atualizados prontuários de legislação referentes ao ensino, prestar informações e fornecer dados referentes ao ensino, ás autoridades escolares, extrair certidões, escriturar os livros, fichas e demais documentos que se refiram às notas e médias dos alunos, efetuando em época hábil os cálculos de apuração dos resultados finais, prepararem o material referente à realização dos exames, lavrar e assinar atas em geral, elaborar modelos de certificados e diploma a ser expedido pela escola, receber e expedir correspondência, elaborar e distribuir boletins de notas, (histórico de notas e histórico escola, não faz), lavrar termos de abertura e encerramento dos livros de escrituração escolar e orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por auxiliares.


2.9-       Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
O presente relatório contém registro do contexto escolar de uma forma ampla no âmbito escolar das repartições usadas pelos alunos e funcionário da escola. No dia 29 de maio de 1986, pelo Decreto de Criação nº 32251/86, começava sua atividade no endereço Rua Cinco numero 965, oferecendo o ensino Fundamental e o Ensino Médio EJA e Politécnico.
Ensino Médio- Modalidade EJA é promover a construção do conhecimento através da interação com os diversos grupos, tornando-se sujeito da própria história. Para isso a escola oportunizará o debate embasado em dados e fatos, fortalecendo a auto estima, o senso crítico, a tomada de decisões, formulando seus próprios conceitos. O professor será os mediadores das situações problema que envolva investigação e pesquisa, desencadeando processos que privilegiem as soluções criativas e éticas em todas as áreas do conhecimento. Potencializar o acesso á informação e cultura, meio seguro para melhor atuação no mundo do trabalho.


2.10-    Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
A diretora Cléia da Cunha Dahmer é habilitada em Pedagogia, conforme o que preconiza a lei ela foi escolhida de acordo com a legislação vigente. É a pessoa que dirige, decide e controla todas as atividades administrativas e pedagógicas da escola.
São suas atribuições de fazer cumprir as determinações superiores; Coordenar a elaboração, a execução e a avaliação do Plano Global, Projeto Político Pedagógico e Plano de Estudos; Participar de decisões do processo de desenvolvimento e melhoria do currículo escolar; Dinamizar o fluxo de informação entre escola e outros órgãos; Representar a Escola, responsabilizando-se por sua organização e funcionamento perante os órgãos; Convoca e preside reuniões; Participar das comissões organizadas pelo círculo de pais e mestres; Indica os substitutos eventuais para coordenação e supervisão dos serviços na falta do titular; Dar exercícios, na forma da lei, ao pessoal docente e administrativo; Promover o intercambio com outras escolas e com a comunidade; Decidir com o conselho de pais e mestre a aplicação dos recursos financeiros, assinando chegues, juntamente com o presidente e tesoureiro, para movimentar a conta bancaria da instituição; Tomar providências para aplicação de sansões prevista em lei e neste regimento da escola; Aplicar medidas pedagógicas de caráter corretivo previstas neste regimento aos alunos; Estabelecer aliança com a comunidade, círculos de pais e mestre, associação de bairros e agentes de segurança publicas e algumas outras afins.

2.11-    Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
Atribuições do vice-diretor é exercida pela vice diretora de escola Amirtis Resende de Oliveira, sua habilitação licenciatura em Letras e Pós Graduação em Psicopedagoga, que tem como atribuições administrar a escola juntamente com a diretora, supervisora e as atividades no seu turno.

2.12-    Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
As atribuições da Supervisão Pedagógica são coordenadas por uma professora com habilitação, professora Tatiane da Cunha Dahmer, formada em Pedagogia e tem pós graduação em Gestão de Coordenação de Escola é disponibilizado pela mantedora e tem as funções de participar e elaborar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, orienta e coordena as atividades pedagógicas da escola, visitar as salas de aula a fim de acompanhar o trabalho docente e discente, no sentido de auxiliá-los, acompanha o rendimento escolar dos alunos, estuda os históricos Escolares e demais documentos apresentados pelo aluno matriculado por transferência, programando sua adaptação pessoal bem como, aproveitamento de estudos e adaptação curricular, orienta e acompanha os estudos de recuperação paralelas do alunos, elaborar e coordenar  na organização da Comunidade escolar e proporcionar a integração da Comunidade escolar nas atividades pedagógica.

2.13-    Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
Atribuição e funções da secretária da escola é feita pela Agente Administrativa de Escola Adriana Lucas Lima formada em técnica de Administração, as seguintes funções de secretária de escola é atende o turno da manhã, o turno da tarde, e o turno da noite, supervisionar os serviços de secretária de estabelecimento de ensino, de acordo com a orientação do diretor, manter atualizados os assentamentos referentes ao corpo docente, manter cadastro de alunos e escrituração escolar e do estabelecimento, organizar e manter atualizados prontuários de legislação referentes ao ensino, prestar informações e fornecer dados referentes ao ensino, ás autoridades escolares, extrair certidões, escriturar os livros, fichas e demais documentos que se refiram às notas e médias dos alunos, efetuando em época hábil os cálculos de apuração dos resultados finais, prepararem o material referente à realização dos exames, lavrar e assinar atas em geral, elaborar modelos de certificados e diploma a ser expedido pela escola, receber e expedir correspondência, elaborar e distribuir boletins de notas, histórico de notas e histórico escola, lavrar termos de abertura e encerramento dos livros de escrituração, e outros fins.
.

3- GESTÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA:
3.1- Escola Municipal de Ensino Infantil Tânia Maria Silveira Cardoso:

Observando a gestão escolar na gestão educacional em alguns dias nos meses de agosto e setembro, do corrente ano; Pois fui recebido, com carinho, respeito e dedicação por todos da escola, começando pela direção da escola, quanto aos pais dos alunos não tive aquele contato significativo; Mas presenciei uma ótima impressão de todos. A gestão e todos os profissionais atuantes estão sempre em busca de um constante aperfeiçoamento, para a melhor da forma de educar todos os alunos, para que os momentos de convivência e aprendizado sejam prazerosos e enriquecidos por todo o processo de ensino, embora surjam algumas dificuldades financeiras para comprar e manter todo material didático.
Todos os profissionais que observei, vi e senti a maneira que todos se preocupam com evolução e aprendizado dos alunos da escola. Pois dentro desta instituição de ensino, os profissionais estão buscando sempre aprimorar-se para poder transmitir seus novos conhecimentos e que seja efetivado com sucesso para todos os educados.

PENSAMENTO
Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave?


                                              Carlos Drummond de Andrade

Com este pensamento observamos que a nossa responsabilidade como pais e educadores, com a educação e também com a responsabilidade de cuidar e garantir que as novas gerações à preservarem o mundo que vivemos e que entrem no universo cultural e que compartilhem com seus grupos sociais.


3.2-       Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois de Maio Anos Iniciais e Anos.

Observando a Gestão Educacional da Escola Dois de Maio em alguns dias nos meses de setembro, outubro e novembro, do corrente ano; Pois fui recebido, com respeito e dedicação por todos da escola, começando pela direção da escola e demais gestores, quanto aos pais dos alunos não tive um contato significativo; Mas percebi uma boa impressão de todos, pela participação e o contato com a gestão da escola que eles o têm. A gestão escolar e todos os profissionais atuantes, pelo turno da manhã, também pelo turno da tarde, todos estão sempre buscando um constante aperfeiçoamento, para a melhor atender e educar os alunos, para que os momentos de convivência e aprendizado sejam prazerosos e enriquecidos durante todo o processo de ensino, envolvendo brincadeiras e dinâmicas, embora tenham algumas,

PENSAMENTO:
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria; Pois ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
                                                                                             Paulo Freire
Com o pensamento do Pensador Paulo Freire, observamos que a nossa responsabilidade como educadores é cuidar e garantir que as novas gerações que preservarem o mundo que vivemos e que entrem no universo cultural e que compartilhem com seus colegas e familiares.

3.3 - Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira:

Observando a Gestão Educacional da Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira  nessa semana do  novembro, do corrente ano; Pois fui bem recebido, com respeito e dedicação por todos da escola, principalmente pela direção e supervisão da escola, quanto aos alunos tive um contato bem significativo, quando coloquei em prática o meu Plano de Ação; Tive uma boa impressão de todos e de tudo desde a gestão escolar e os demais  profissionais atuantes, pelo turno da manhã, tarde e noite, percebi o esforço de todos que estão fazendo para buscar o constante aperfeiçoamento, da melhor forma de educar os alunos, para que os momentos de convivência e aprendizado sejam prazerosos e enriquecidos por todo o processo de ensino, como todas as outras instituições tem algumas dificuldades financeiras para comprar e manter todo material didático e os de uso diários. Todos os profissionais que eu observei, senti a preocupação do aprendizado dos alunos da Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira.


CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
            A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.
            trata-se de uma reestruturação de cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam á diversidade dos alunos. é uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
            A inclusão perpassa pelas várias dimensões humanas, sociais e políticas, e vem gradualmente se expandindo na sociedade contemporânea, de forma a auxiliar no desenvolvimento das pessoas em geral de maneira e contribuir para a reestruturação de prática e ações cada vez mais inclusiva e sem preconceito.
                 P.P.P. da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

          4.1- Escola Municipal de Educação Infantil Tânia Maria Silveira Cardoso
Através desta observação na Gestão na Educação Infantil, eu realizei meu estágio com apoio de toda a equipe da Escola Tânia Cardoso. Isso me possibilitou conhecer e aprender mais, com todos os contextos da escola, sua organização, sua metodologia, seu regime e seu funcionamento, uma educação feita de maneira harmônica e prazerosa. Desde o momento da chegada dos alunos na escola, até a hora da saída, tudo muito tranqüilo. Dentro do espaço escolar, aqui todos os profissionais que trabalham estão engajados para que tudo saia mais perfeito possível, desde as cozinheiras, as serventes, as monitoras, as professores e a direção da escola.


          4.2- Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois de Maio
Através desta observação na Gestão da Escolar da escola Dois de Maio tanto nos Anos Iniciais (turno da tarde) como nos Anos Finais (turno manhã), eu realizei as duas etapas do meu estágio com apoio de toda a equipe da gestão da escola. Isso me possibilitou aprender e conhecer mais a rotina de uma gestão escolar, com todos os contextos da escola, suas repartições e organizações, sua metodologia de trabalho, o seu regime e seu funcionamento em geral, uma educação feita para que os educados sintam-se harmonia e prazer de vir para a escola. Desde o momento da chegada dos alunos na escola até, a hora da saída, tudo tranqüilo. Percebi que na escola todos os profissionais estão trabalhando para que tudo seja o mais perfeito possível, desde as cozinheiras, as serventes, as monitoras, os professores e a direção da escola.

4.3-       Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira
Através desta observação na Gestão da escolar da escola estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira turno da noite (EJA), eu realizei a ultima etapa do meu estágio de gestão, com apoio de toda a equipe da gestão da escola. Isso me possibilitou aprender e conhecer mais a rotina de uma gestão escolar, com todos os contextos da escola, suas repartições e organizações, sua metodologia de trabalho, o seu regime e seu funcionamento em geral, uma educação feita para que os educados sintam-se harmonia e prazer de vir para a escola. Desde o momento da chegada dos alunos na escola até, a hora da saída, é um ambiente tranqüilo. Percebi que na escola todos os profissionais estão trabalhando para que tudo sai o mais perfeito possível, desde as cozinheiras, as serventes, os monitores, os professores e a direção.

5- AGRADECIMENTOS:
           5.1-  Escola Municipal de Educação Infantil Tânia Maria Silveira Cardoso.
Quero em primeiro lugar agradecer a DEUS, por ter concedido saúde, paz e renovo a cada dia que amanhece. Gostaria de agradecer a Profª. Joana pela confiança depositada em mim, a Profª. Cátia pelo apoio e dedicação, também a secretária da escola Profª Tatiane pela colaboração e me auxiliando tudo que precisei;  todos os funcionários da Escola Tânia Cardoso,  de uma forma ou de outra colaboraram com a paciência e o apoio mútuos, para que o trabalho fosse possível ser desenvolvido e meu estágio realizado, meu muito obrigado!


  Pensamento                                                                                                                                                                   “ Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino; Não há vida sem correção, sem retificação, Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade; Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda;  Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo.”                                                                                                                                Paulo Freire

5.2-Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois de Maio
Quero em primeiro lugar agradecer a DEUS, por ter concedido saúde, paz e renovo a cada dia que amanhece. Gostaria de agradecer a Diretora a Profª. Elvira pela confiança depositada em mim e me receber de braços aberto e os coordenadores da escola, a Profª. Débora pelo apoio e dedicação comigo, o Profº André sempre se colocando a disposição, para tudo que eu precisasse também a secretária da escola Ana Paula pela colaboração e me auxiliando e mostrando, cada espaço da escola e tudo que precisei a Profª Tânia colaboração; e a todos os funcionários da Escola Dois de Maio, que de uma forma ou de outra, participaram e colaboraram, com a paciência e o apoio,para que o trabalho fosse possível de ser desenvolvido e meu estágio realizado, meu muito obrigado!

PENSAMENTO:



5.3- Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira:
Quero em primeiro lugar agradecer a DEUS, por ter concedido saúde, paz, renovo e perseverança a cada dia que amanhece. Gostaria de agradecer a diretora Profª. Cléia pela confiança que foi depositada em mim, recebendo-me de braços aberto, a Profª Tatiane que mostrou preocupada comigo, auxiliando-me a conseguir as documentações necessárias para desenvolver meu estágio, também a secretária da escola Adriana pela colaboração e me auxiliando e mostrando, cada espaço da escola e tudo que precisei e a todos os funcionários da Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira, que de uma forma ou de outra, participaram e colaboraram, com a paciência e o apoio, para que o trabalho fosse possível de ser desenvolvido e meu estágio realizado, meu muito obrigado!

REFERÊNCIAS:
- Regime da escola, Estatutos, Plano de Estudo e Plano Político Pedagógico da Escola de Educação Infantil Tânia Maria Silveira Cardoso.
- Regime da escola, Estatutos, Plano de Estudo e Plano Político Pedagógico da Escola de Municipal de Ensino Fundamental Dois de Maio.
- Regime da escola, Plano de Estudo e Plano Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira.
-Livro de Paulo Freire “O Pensador”
-Livro de Carlos Drummond de Andrade.
-Livros de Paulo Coelho.
- Livro do Estágio Supervisionado.