quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A Ciência e a Educação Infantil

Grande parte do que se fala
sobre o cérebro e a educação é
bobagem. Há um buraco entre o estado
atual da neurociência e sua aplicação
direta na sala de aula. Mesmo assim, os
professores têm acesso a vários
programas de ensino baseados no
cérebro.
Mas há descobertas quentes
envolvendo a aprendizagem como uma
atividade de todo o corpo. Quando um
professor entende o cérebro, conclui
que ele precisa de nutrientes, e o aluno precisa estar bem alimentado; que uma sala
pouco ventilada diminui a atenção e que a memória depende do sono. Estudos nessa
direção estão baseando as mudanças na maneira de educar.

AS 8 FASES DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA


CURSO DE BRINQUEDOTECA


Você sabia! Brinquedoteca Clínica

                         
                            Na brinquedoteca clínica, os brinquedos e brincadeiras são direcionados para o tratamento dos distúrbios, sendo usados então de forma estritamente terapêutica. 
              Desta forma, os brinquedos musicais (ou com sons) são mais utilizados para os casos de limitrofia e autismo, os que desenvolvem coordenação e percepção diversas são mais indicados ao tratamento de síndrome de Down e retardos e os jogos com letras e números são mais indicados aos tratamentos de distúrbios de aprendizagem. 
              Ainda há os indicados aos vários distúrbios como é o caso do teatro de marionetes ou fantoches, os jogos dramáticos e psicodrama, dependendo do caso atendido.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Gestão e Docência


A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA O SER HUMANO
            Minha vida de estudante, como aluno de interior e sem perspectiva de ver algo a frente era tão distante, por causa da precariedade do ensino da época, alguns anos atrás. O próprio professor dava aula para todos os alunos, da primeira série  ao quinto série do fundamental ao mesmo tempo e ainda fazia as atividades extras da escola durante as aulas: como fazer as merendas para  alunos e algumas limpeza. Isso era deprimente para a educação de qualidade, como realizar tudo isso ao mesmo tempo, graças a Deus isso ficou no passado.
            Uma  formação inicial de qualidade corresponde à uma formação de  professor de pedagogia ou outra licenciatura , estes cursos oferecidos por instituições públicas e privadas, devem garantir um  conhecimento prático e teórico básico para o exercício das atividades pedagógicas da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação enorme na formação de seus professores. E a formação continuada, por sua vez, é dever do estado e municípios que devem garantir a  contínua  formação do docentes que iram  integram a educação  de ensino. Essa formação servira de aprimoramento e atualização profissional.



NÃO PODEMOS ABRIR MÃO DAS NOVAS TECNOLOGIA
Para uma construção do conhecimento dos alunos nos dias de hoje, esta cada vez mais fácil para estes jovens e também adultos possam estar atualizado a todo o tempo, tendo todo o acesso fácil da tecnologia em nosso alcance, hoje televisão, jornais, e as revistas, não são tão importante, como fontes de informação. Usa só livro didático não é o caminho de uma boa e correta maneira de passa o conhecimento, para os dias de hoje para educar. Por esse fato e outros que virão, precisamos todos nós profissionais da educação estar formado em graduação e ser capacitados e ter uma formação continuada: como cursos e oficinas.
Eu faria como professor pedagogo de uma sala de aula de maneira diferente, envolvendo os alunos nas atividades pedagógicas  oferecidas, com propostas e maneiras dinâmicas, sem fugir da metodologia correta. Mostrando para professora Luiza fazer uma revisão em seus conteúdos e metodologia. E orientando e mostrando que para eles que  tudo tem o seu  tempo e hora de interagir nos meios de comunicação e as novas tecnologias atuais, sem fazer ameaças e terrorismos com os alunos. Sempre usando a internet para auto ajuda e principalmente pesquisas de conhecimentos.

Gestão Educacional


O TRABALHO É TODO PLANEJADO
                Estes períodos eu fiz o meu estágio supervisionado em gestão educacional de escola, foi uma experiência única, tive contato com todos e com tudo, no contexto da escola e seu funcionamento. Eu já tinha trabalhado em outras escolas e não tinha ideia, pois eu era motorista e não sabia do funcionamento de gestão escolar. Mas é muito complexa e tudo tens planos e regimes que, que faz da instituição, um local próprio para transmitir e passar conhecimento.
                O curso de gestão educacional, as vídeos aulas, mostrou-me  que uma escola organizada,  precisa de uma  liderança para escola, é uma característica de uma boa gestão escolar, que mobiliza, orienta e coordena um  trabalho de pessoas , para que tudo sai da melhor qualidade de ensino e aprendizagem. Uma sincronia com  aluno, pais e escola é um ponto que precisa ser bem analisado e trabalho durante todo o ano, pois surge muitos questionamento que precisam ser resolvido no âmbito escolar e ser esclarecido, para que  os pais e também para comunidade, sintam-se acolhido e apoiado. É preciso fazer um mapeamento de ponto que caracterizam a  família, os aluno e também a comunidade. Para que cada problema tem solução.


TUDO PARA UMA ESCOLA MELHOR
Nos dias atuais que estamos vivendo, surgem sempre muitas dúvidas. O que devemos fazer para esse mundo que nós vivemos seja melhor, essas  perguntas e questionamentos em nossa cabeça e também desejos de nossos corações estão sempre, para isso  precisamos de história e dinâmicas para ser levada para a sala de aula.  Como um pedagogo que estaria prepara uma semana pedagógica para formação de talentos, precisaria de apoio de todos os professores e da equipe da escolar. Desenvolver trabalho que fizessem eles apreender o valor de trabalhar em equipe, para depois apresentar os trabalhos realizados para o evento por ele e realizar a semana pedagógica.
Para eu coordenador pedagógico, organizar uma semana pedagógica, na verdade preciso de bom planejamento para evita problemas, nas primeiras semanas do ano nós gestores e a equipe do Projeto Político Pedagógico (PPP), precisa estudar e fazer um estudo sobre o conteúdo que eu devo aplicar, para o projeto “ Formando talento”. Para o final do mesmo seremos não vencedores mais , comprometido com aquilo que foi propósito no projeto, já que todos aqueles que participam já são vencedores.