segunda-feira, 12 de maio de 2014
Docência da Prática Padagogica
Pesquisa pode ajudar na construção de novos olhares, articulados em
uma proposta de crescimento e de sustentabilidade do planeta. As práticas
transformadoras pertencem a esses novos paradigmas que não mais
se contentam com visões estáticas. O docente reflexivo, como profissional
do conhecimento, realiza a sua prática com uma concepção de um
saber sempre reconstruído e ressignificado, em processo continuado de
avaliação e reavaliação de sua ação educativa, a partir de uma postura
de pesquisa e aplicação dos resultados das investigações de interesse
da área educacional. A formação de professores inclui informações e
habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de
interdisciplinaridade,
contextualização, democratização, pertinência e
relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola
como organização complexa que tem a função de promover a educação
para e na cidadania.
O conceito de formação inicial para a docência
Formar profissionais da educação é trabalhar em uma situação
em que o conhecimento que se domina tem que ser constantemente
redimensionado, reelaborado, devido aos avanços da ciência e da tecnologia,
no contexto da Era da Informação. Para isso, há que se trabalhar,
dialeticamente, com a realidade local e com as transformações
que estão acontecendo no mundo em todas as áreas do conhecimento,
de forma permanente e continuada – já que o processo de formação
não cessa –, envolvendo sempre novos contingentes de educadores.
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