quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A construção da linguagem Oral e Escrita


A criança de 6 anos deve, necessariamente , ser familiarizada com a natureza do texto escrito e o ambiente escolar deve possibilitar, efetivamente, esse contato.

A leitura do texto escrito pelo professor/pais é fundamental, pois o aluno gosta de imitar atos de leitura (pseudoleituras). 
A preocupação do professor/pais não deve ser a de ensinar um vocabulário específico, nem mesmo de controlar as oportunidades de questionamentos, testando a compreensão de palavras que o aluno já domina.




 A criança é capaz de ouvir a leitura de textos redigidos em português bem elaborado, peculiar às narrativas escritas.

Não se deve infantilizar/subestimar o seu conhecimento da língua .

Por isso, o professor só poderá avaliar a aquisição vocabular do aluno, respondendo a perguntas feitas pelo próprio aluno, em relação à história para ele lida. 
Deve-se considerar que é usando a língua em situações comunicativas que a criança termina por descobri-la e reconstruí-la como sistema.

Portanto, ela deve ser apresentada de forma contextualizada, para que, por meio de sua utilização, o aluno venha a dominá-la e a perceber sua manifestação, lúdica e simbólica na magia dos contos de fadas, das cantigas de roda, das parlendas, do teatro, da música, da dança etc.

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