quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
A construção da linguagem Oral e Escrita
A criança de 6 anos deve, necessariamente , ser familiarizada com a natureza do texto escrito e o ambiente escolar deve possibilitar, efetivamente, esse contato.
A leitura do texto escrito pelo professor/pais é fundamental, pois o aluno gosta de imitar atos de leitura (pseudoleituras).
A preocupação do professor/pais não deve ser a de ensinar um vocabulário específico, nem mesmo de controlar as oportunidades de questionamentos, testando a compreensão de palavras que o aluno já domina.
A criança é capaz de ouvir a leitura de textos redigidos em português bem elaborado, peculiar às narrativas escritas.
Não se deve infantilizar/subestimar o seu conhecimento da língua .
Por isso, o professor só poderá avaliar a aquisição vocabular do aluno, respondendo a perguntas feitas pelo próprio aluno, em relação à história para ele lida. Deve-se considerar que é usando a língua em situações comunicativas que a criança termina por descobri-la e reconstruí-la como sistema.
Portanto, ela deve ser apresentada de forma contextualizada, para que, por meio de sua utilização, o aluno venha a dominá-la e a perceber sua manifestação, lúdica e simbólica na magia dos contos de fadas, das cantigas de roda, das parlendas, do teatro, da música, da dança etc.
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