domingo, 15 de dezembro de 2013
Identidade e Autonomia
Formação Pessoal e Social
A escola, como instituição do conhecimento de uma forma mais ampla, deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança á criança, garantido-lhe oportunidades para que seja capaz de:
- ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;
- estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais , aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- brincar , expressando emoções , sentimentos , pensamentos , desejos e necessidades ;
- descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo , suas potencialidades e seus limites , desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem- estar;
- observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; - utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- conhecer manifestações culturais , demonstrando atitudes de interesse , respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
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