sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Formando Crianças Livres de Preconceitos
As crianças não são naturalmente preconceituosas .
Elas aprendem a ser com os adultos.
Aproveite essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, e valorize sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
Sugiro duas formas de iniciar o projeto: uma para alunos que ainda não dominam a escrita e outra para alunos
com domínio da escrita.
Começando o projeto com crianças de educação infantil, 1ª e 2ª séries
Você pode começar a trabalhar o tema fazendo uma dinâmica. Sugerimos duas (se você tiver outra, ótimo, mãos à obra):
A) Dinâmica das flores: leve flores de diferentes cores e formas para a classe e deixe que cada aluno escolha uma.
Depois, pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes que percebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas... Chame sua atenção para o fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos belas e apreciadas. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as flores, cada um é diferente, mas não menos importante. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele, etc.
B) Dinâmica das cores : leve um aparelho de som para a classe e coloque uma música suave. Espalhe vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para as crianças escolherem a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Converse com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê?
Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê.
Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... Pergunte que cor de lápis ou giz é mais parecido com a cor da pele de cada um. (Caso algum aluno diga que sua cor é "feia", procure fazê-lo se sentir valorizado, por meio das atividades sugeridas a seguir. Esse momento será propício para melhorar a autoestima dessa criança.).
Começando o projeto com Jovens de 3ª e 4ª séries
O projeto é basicamente trocar ideias, debater e discutir para chegar a uma mudança de atitude!
1. Discutindo preconceito de gênero/sexismo
2. Discutindo as diferenças (porte de deficiência, obesidade, etc.)
3. Discutindo preconceito racial e étnico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário